Homeopatia é considerada uma ciência vitalista, pois atua na Força Vital responsável pelo equilíbrio da saúde.
O tratamento homeopático
Hipócrates, o pai da medicina, postulou 3 formas de cura:
Natura Medicatrix – no qual a própria natureza se encarrega de restabelecer a saúde do doente;
Contraria Contrariis Curantur – chamada lei dos contrários, usado pela alopatia, no qual os sintomas são tratados com medicamentos de ação contraria a eles; e
Similia Similibus Curantur – chamada lei dos semelhantes. Por este princípio, a doença é tratada pelo uso de medicamentos que causam sintomas semelhantes à doença.
Os remédios homeopáticos são retirados da natureza, podendo ser vegetais, minerais ou animais. Após experimentados em pessoas sãs, são catalogados os sintomas que aparecem em comum entre os experimentadores e aqueles mais frequentes, que se constituirão na imagem do medicamento.
O vitalismo é uma teoria que se opõe ao mecanicismo, consistindo no entendimento de que nos seres vivos existe algo além da matéria. Esse algo mais é compreendido na homeopatia como a força vital.
A força vital é responsável pelo equilíbrio da nossa saúde. Havendo uma perturbação dessa força, o organismo se torna mais frágil e suscetível às doenças. Os remédios homeopáticos então, que provocam sintomas semelhantes àqueles apresentados pelo paciente, estimulam a energia vital a reagir com mais vigor, impulsionando o reestabelecimento da saúde.
Dúvidas Frequentes
Se o tratamento é demorado…
Não. Isto é um mito. O tempo de ação dos medicamentos homeopáticos e a capacidade de cura dependerão da interação entre o estado clínico do paciente e o tipo de patologia apresentada. Casos funcionais, sem lesões orgânicas importantes, bem como nos casos agudos que requerem medicamentos agudos, teremos uma resposta mais rápida do tratamento.
Quais patologias podem ser tratadas com a homeopatia?
Todas as alterações orgânicas, físicas, locais, gerais ou mentais podem ser tratadas com remédios homeopáticos.
Por que a consulta é diferente?
Tendo em vista que a homeopatia se propõe a tratar o Ser de maneira integral, a anamnese homeopática não poderia ser diferente, isto é, não poderia estar focada apenas no órgão adoecido. A consulta homeopatica requer uma escuta atenta de todos os aspectos que envolvem a vida daquele paciente, suas queixas físicas e mentais, suas emoções e sensações, seus hábitos, desejos e aversões, enfim tudo que a ele se relacione e que lhe seja importante. Por isto, as consultas homeopáticas não são rápidas, podendo ter em média 1 hora de duração.
Trata crianças e idosos?
De acordo com o princípio vitalista da homeopatia, tudo que é vivo, possuindo força vital que o anime e regule, apresentando-se em desequilíbrio poderá ser tratado pela homeopatia. Portanto, pode-se tratar crianças, jovens, idosos e até mesmo os animais, campo de ação para o médico homeopata veterinário.
Os medicamentos da alopatia podem ser usados junto com os homeopáticos?
Sim. A depender do estado clínico do paciente e da patologia apresentada, o remédio homeopático poderá ser dado conjuntamente ao alopático, podendo auxiliar na sua redução gradativa ou, até mesmo, podendo dispensá-lo. Entretanto, a redução ou suspensão de outras medicações somente deverá ser feita com o acompanhamento e a orientação do médico homeopata.
Os remédios homeopáticos são menos agressivos?
Sim. Os remédios homeopáticos são preparados com elementos retirados da própria natureza, sendo diluídos e dinamizados com o propósito de liberar a energia curativa da medicação. Por isto, estes remédios não produzem efeitos nocivos ou colaterais ao organismo humano.
A homeopatia é um tratamento curativo ou preventivo?
Ambos, pois ao estimular a força vital, esta agirá reequilibrando o organismo e tornando-o menos suscetível ao adoecimento.
Atendemos a todo Brasil através da telemedicina.
Fale conosco e marque sua consulta online.